Parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa

  • Sobre   A Tecdigital Maquinações 3D apoia a FST Lisboa há alguns anos com a manufatura de moldes em MDF para a construção dos carros da equipa.
  • FST Lisboa Website & Facebook
carro_fstlisboa
A Tecdigital apoia a FST Lisboa há alguns anos com a manufactura de moldes para moldação de peças em fibra de carbono destinadas à construção dos carros da equipa. A participação da empresa no projeto revela-se muito importante na evolução dos protótipos, que todos anos evoluem para designs mais inovadores e, consequentemente, moldes mais complexos.

É importante para a Tecdigital estar envolvida com projectos estudantis inovadores, incentivando os alunos no desenvolvimento dos seus projectos e ganhar experiência prática. Isto proporciona a formação de novas gerações de técnicos qualificados ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de tecnologias nacionais. Fazer parte deste processo é um grande orgulho para a empresa que está empenhada em dar o seu contributo.

A relação longeva estabelecida com a equipa também proporciona bons momentos, especialmente no período de manufactura, onde há confraternização e troca de experiências entre membros da equipa e da empresa.

A FST Lisboa é uma equipa de Formula Student do Instituto Superior Técnico. É um projeto extracurricular no qual os estudantes devem desenvolver um fórmula eléctrico.





projeto_arquitetura

Projectos Inovadores

PROJECTOS INOVADORES I.S.E.P.
Projecto inovador, parceria TECDIGITAL e I.S.E.P.
  • Sobre  DcS Superfície de dupla curvatura em betão armado Caso prático de estudo
  • Nome  Eng. Luís Pedro Esteves (ISEP)
  • Nome  Arq. Gonçalo Castro Henriques (X-REF)

Este projecto resulta de uma colaboração entre o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e o gabinete de arquitectura X-REF | referências cruzadas. As opções de modelação e visualização de formas complexas em projecto têm aumentado. No entanto, o uso das ferramentas digitais é geralmente associado à representação, utilizando o computador como ferramenta para antecipar a forma final. Nas etapas iniciais de projecto, existem poucas preocupações relativamente aos materiais e técnicas construtivas, assim como na sua execução. A utilização de forma integrada das diversas fases de projecto envolvendo as várias disciplinas em simultâneo pode resultar numa melhor qualidade a um custo admissível. Por outro lado, a investigação mais actual no plano dos novos materiais e novos processos construtivos, abre uma janela criativa para a experimentação aplicada a formas complexas que se aproximam intimamente da natureza.

Este projecto de investigação procurou integrar as várias fases de desenvolvimento entre a concepção e o fabrico digital, das diferentes especialidades envolvidas coordenadas pelo Eng. Luís Pedro Esteves (ISEP) e pelo Arq. Gonçalo Castro Henriques (X-REF).

A superfície desenvolvida em betão de 7cm, com 2.00x1.20x0-60, com o peso de 750 kg foi desenvolvida utilizando moldes em EPS, que foram desbastados através de informação numérica transmitida a uma máquina CNC. Estes moldes foram depois usados como cofragem para a peça em betão armado. Este processo alternativo de cofragem para betão possibilita uma grande espectro de possibilidades arquitectónicas ao nível da forma e da textura, integrada em elementos estruturais.
Este projecto envolveu várias empresas, no entanto o contributo da Tecdigital foi determinante pela sua capacidade e saber técnico, no processamento e utilização das máquinas de CNC, bem como pela sua postura inovadora face a uma tecnologia pouco explorada no que se refere à indústria da construção.

Arq. Gonçalo Castro Henriques (X-REF)